sábado, 7 de julho de 2012

Desabafo recebido de uma Professora do 1.º Ciclo

Sinto que mais uma vez não se pega o touro pelos cornos. É assim a modos que uma pega de cernelha, porque quanto ao Pré-escolar e ao 1º Ciclo nada de fundamental.
Transição obrigatória no 1º ano? Sim, continua a palhaçada.
Planos de Recuperação, Planos de Acompanhamento? Sim, continua a palhaçada.
Apoio ao Estudo para todos? Sim, continua a palhaçada com os EE a dizer que sim, que sim, que sim… 27 horas letivas ?!
Sim que ao Apoio ao Estudo vão TODOS, que todos são filhos de gente!
PCT? Sim, continua a palhaçada da burocracia.
Mono docência coadjuvada, em expressões? Sim, continua a palhaçada.
Apoios? Sim, continua a palhaçada da burocracia da articulação e mais planificações e relatórios e relatórios e relatórios dos relatórios, etc...
Das AECs, do Apoio Educativo, da E. Especial, da coadjuvação, da articulação da atividade A com as restantes, da B com as restantes, das C com as restantes, da D com as restantes.
O 1º Ciclo é assim como um Aterro Sanitário da Educação ! Tudo lá vai parar ! Tudo quanto existe cai ! É a própria gravidade pura !
Não há tempo para o essencial !
Ouviu bem Sr. Ministro? Não há tempo.
É tudo Projeto: É o PNL, é o PAM, é o de Educação Sexual, é o Ensino das Expressões, das Ciências, é o de Formação Civica é o de Área de Projeto, é o da e para a C.P.C.J., é o do Centro de Saúde, é o da Biblioteca Municipal, é o da Câmara Municipal, é o da Proteção Civil, é o da articulação com o 2º Ciclo, é o da articulação com o 3º Ciclo, é o da articulação com o Secundário, é o da articulação com o Pré-escolar, é o da articulação com todos?
É o da P.q.P. !
E depois, planifique lá, faça esquemas e mostre lá como se articula cada um com cada qual e cada um com as diferentes áreas curriculares disciplinares e com as áreas curriculares não disciplinares, e com as AECs? E depois registe lá, também, os contatos informais: com encarregados de educação, com colegas, com e com e com e com… E depois, avalie lá o que planificou explanando toda a articulação: O que foi conseguido, o que não foi, o que fugiu à planificação, o que adaptou e porquê? O que introduziu e porquê? E depois faça lá umas grelhas com os resultados alcançados, um relatório. Corrido? E já agora uns gráficos. E já agora mais do mesmo, mas comparativos, período a período, Ah e também, e já agora, compare lá com os resultados do ano passado? P.q.P.
E já agora passe lá uns inquéritos e faça lá o tratamento dos dados. E o relatoriozinho corrido. E já agora, não se esqueça de fazer a avaliação de cada atividade do P.A.A., de outras que surjam e de cada projeto com os seus alunos, pois existem documentos para o efeito…
E... já agora, não se atrevam a dizer que não!
Não falo de ouvir falar:
- Falo porque esta é a minha realidade!
NÃO TENHO ESPAÇO, NÃO TENHO TEMPO PARA O ESSENCIAL. - Estou farta!

GOSTAVA DE SER SÓ PROFESSORA!


Sem comentários:

Enviar um comentário